Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Servidor público tem direito de greve?

há 9 anos

O art. 37, inciso VII da Constituição Federal de 1988 estabelece que: o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.

Analisando o texto, nota-se que é garantido o direito em si. O grande problema é que a lei específica que deveria estipular a forma como tal greve funcionaria, embora quase trinta anos após a promulgação da Constituição, ainda não existe.

Portanto, tendo em vista que o direito de greve é um direito fundamental, reconhecido no artigo da CF/88 (É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender) e considerando os inúmeros mandados de injunções impetrados, o Poder Judiciário não poderia ficar à mercê da inércia do Poder Legislativo nesse sentido.

Logo, visando efetivar tal direito, o Supremo Tribunal Federal determinou que, enquanto não for editada a lei específica regulamentando a greve no serviço público, deve ser aplicada a Lei nº 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do direito de greve na iniciativa privada.

Curta nossa página no facebook!

  • Publicações8
  • Seguidores67
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4807
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-publico-tem-direito-de-greve/180621992

Informações relacionadas

Schiefler Advocacia, Advogado
Artigoshá 2 anos

Entenda como funciona a remoção de servidor público e quais são os seus direitos

DIREITO DE GREVE É GARANTIDO AO SERVIDOR

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 7 anos

Policiais são proibidos de fazer greve, decide o STF

Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Greve dos Servidores Públicos: A Administração Pública pode descontar a remuneração dos servidores nos dias em que os ficarem sem trabalhar ?

Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Entenda sobre o crime de Condescendência Criminosa

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)